Titãs (Mitologia grega): Réia

Réia


Réia - Deusa da da fertilidade
Deusa Titã ou Titânide

Na mitologia grega Réia é uma deusa titã, filha de Urano e de Gaia.

Irmã e esposa de Cronos, gerou os Deuses Olímpicos, nesta ordem, Hera (a mais velha), seguida de Deméter e Héstia, seguidas de Hades e Posseidon; o próximo a nascer, Zeus, que foi escondido por Reia em Creta.

Urano profetizou que Cronos seria destronado por um dos filhos, este passou a engolir todos os filhos assim que nasciam. Réia decidiu que isto não ocorreria com o sexto filho. Assim, quando Zeus nasceu, Réia escondeu-o numa caverna no Monte Ida em Creta. Lá ele fica aos cuidados das Ninfas da Floresta, juntamente com os Centauros a ninfa Amalteia e sua avó Gaia. Pra Cronos deu uma pedra enrolada com manto de Zeus. Cronos engoliu-a, pensando ser o filho.

Após a Titanomaquia (Guerra dos Deuses), Zeus tornou senhor do céu e divindade suprema da Mitologia Grega ao banir os Titãs para o Tártaro e afastou o pai do trono, e segundo as palavras de Homero, prendeu-o com correntes eternas do mundo subterrâneo.

Seguindo a ascensão do filho Zeus ao status de rei dos deuses, ela contestou uma parte do mundo e acabou refugiando-se nas montanhas, onde cercou-se de criaturas selvagens. Geralmente, é associada a leões.

Saiba mais:
Deuses do Olimpo
Titanomaquia (Guerra dos Deuses)

Foto: Guilhermo Angel
Titãs - Mitologia grega - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página