Titãs (Mitologia grega): Cronos

Cronos


Cronos - Deus supremo dos Titãs
Deus Titã

Cronos, é a divindade suprema da primeira geração de titãs da mitologia grega.

Filho de Urano, o Céu estrelado, e Gaia, a Terra, é o mais jovem dos Titãs. A pedido de sua mãe, se tornou deus supremo ao castrando o pai com um golpe de foice.

A partir de então, o mundo foi governado pela linhagem dos Titãs que, segundo Hesíodo, constituía a segunda geração divina.

Cronos casou com a sua irmã Reia, que lhe deu seis filhos (os Crónidas): três mulheres, Héstia, Deméter e Hera e três rapazes, Hades, Poseidon e Zeus.

Urano profetizou que Cronos seria destronado por um dos filhos, este passou a engolir todos os filhos assim que nasciam. Cronos engolia os filhos ao nascerem. Comeu todos exceto Zeus, que Reia conseguiu salvar enganando Cronos enrolando uma pedra em um manto, a qual ele engoliu sem perceber a troca.

Quando Zeus cresceu, resolveu vingar-se de seu pai, solicitando para esse feito o apoio de Métis - a Prudência - filha do Titã Oceano, que conhecia todas as ervas da terra, e confeccionou uma poção capaz de fazer Cronos regurgitar os filhos que havia engolido.

Após a Titanomaquia (Guerra dos Deuses), Zeus tornou senhor do céu e divindade suprema da Mitologia Grega ao banir os Titãs para o Tártaro.

Saiba mais: Titanomaquia

Foto: Arquivo OpenBrasil.org
Titãs - Mitologia grega - OpenBrasil.org
Página anterior Próxima página